quarta-feira, 20 de abril de 2011

Objeto de estudo: Melhoria do processo de homogeneização do concreto.

Antes de iniciarmos o relato sobre o projeto, faz-se necessário expor informações básicas sobre o insumo objeto de nosso estudo: o concreto.
Freqüentemente confunde-se cimento e concreto.  
Vamos esclarecer: Cimento é um composto químico seco, finamente moído, que ao ser misturado com água reage lentamente formando um novo composto, desta vez, sólido.
O Concreto é um material formado pela mistura de cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos.
O cimento e a água formam a pasta que une os agregados quando endurecida. A este conjunto denominamos concreto que, inicialmente encontra-se em estado plástico, permitindo ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades.
Após o início do seu endurecimento o concreto continua a ganhar resistência. Contudo, a obtenção de um concreto com qualidade requer uma série de cuidados. Esses cuidados englobam desde a escolha de seus materiais, a determinação de um traço que garanta a resistência e a durabilidade desejada, passando pela homogeneização da mistura, sua correta aplicação e adensamento, até a “cura” adequada – que garantirá a perfeita hidratação do cimento.

 

Homogeneização da mistura foi destacada no texto porque o principal foco de nosso projeto é trabalhar para desenvolver uma tecnologia capaz de contribuir e auxiliar a mão-de-obra neste processo.
Em breve, apresentaremos o formulário com a apresentação de nosso projeto.

Um comentário:

  1. Interessante! Essas informações de caráter conceitual podem ser úteis a uma parte do público que venha a visitar o blog do projeto.

    ResponderExcluir