quarta-feira, 6 de abril de 2011

Apresentação da disciplina.


Ementa

Projetos de Física Aplicada



Objetivos

O objetivo principal é contribuir para a sedimentação de uma cultura de formação científico-tecnológico-humanística integral, estimulando o estudante a buscar uma forma de atuação mais livre e autônoma no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido é que se propõe a participação em atividades do tipo "laboratório aberto", por meio da realização de um projeto com tema livre, definido em comum acordo com o professor-orientador e desenvolvidos em equipe, durante o semestre letivo, com apresentação de resultados ao longo do processo e ao final do período.
Com essa proposta pedagógica, tem-se em vista o desenvolvimento de projetos científico-tecnológicos voltados para a produção de objetos técnicos ou artefatos tecnológicos socializáveis nos ambientes interno e externo à instituição, de modo integrado a uma experiência acadêmica individual e social enriquecedora da formação do estudante.



Abordagem metodológica

A pedagogia de projetos embasa a abordagem metodológica proposta, com a qual se visa a obter, como produto, um objeto técnico ou um artefato tecnológico cujo protótipo será apresentado publicamente ao final do semestre. Esse trabalho contribui para a capacitação tecnológica do estudante, ao mesmo tempo em que garante atenção a uma formação humanística cada vez mais desejável e necessária nos tempos atuais. A participação orientada no trabalho em equipe, para desenvolvimento de projetos, pode contribuir significativamente, nesse sentido, proporcionando ganhos adicionais aos programas de todas as demais disciplinas.



Orientação Geral

Os projetos devem abordar situações-problema relacionadas aos programas das disciplinas Física I, Física II e Física III, de modo aberto e flexível, podendo explorar relações com outras disciplinas do curso de Engenharia de Produção Civil e estabelecer conexões com a realidade, os interesses e as perspectivas pessoais e profissionais dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário