Ementa |
Projetos de Física Aplicada |
Objetivos |
O objetivo principal é contribuir para a sedimentação de uma cultura de formação científico-tecnológico-humanística integral, estimulando o estudante a buscar uma forma de atuação mais livre e autônoma no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido é que se propõe a participação em atividades do tipo "laboratório aberto", por meio da realização de um projeto com tema livre, definido em comum acordo com o professor-orientador e desenvolvidos em equipe, durante o semestre letivo, com apresentação de resultados ao longo do processo e ao final do período. Com essa proposta pedagógica, tem-se em vista o desenvolvimento de projetos científico-tecnológicos voltados para a produção de objetos técnicos ou artefatos tecnológicos socializáveis nos ambientes interno e externo à instituição, de modo integrado a uma experiência acadêmica individual e social enriquecedora da formação do estudante. |
Abordagem metodológica |
A pedagogia de projetos embasa a abordagem metodológica proposta, com a qual se visa a obter, como produto, um objeto técnico ou um artefato tecnológico cujo protótipo será apresentado publicamente ao final do semestre. Esse trabalho contribui para a capacitação tecnológica do estudante, ao mesmo tempo em que garante atenção a uma formação humanística cada vez mais desejável e necessária nos tempos atuais. A participação orientada no trabalho em equipe, para desenvolvimento de projetos, pode contribuir significativamente, nesse sentido, proporcionando ganhos adicionais aos programas de todas as demais disciplinas. |
Orientação Geral |
Os projetos devem abordar situações-problema relacionadas aos programas das disciplinas Física I, Física II e Física III, de modo aberto e flexível, podendo explorar relações com outras disciplinas do curso de Engenharia de Produção Civil e estabelecer conexões com a realidade, os interesses e as perspectivas pessoais e profissionais dos estudantes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário