quarta-feira, 20 de abril de 2011

BRAINSTORM


Segue relação de perguntas que são consideradas importantes para a definição, planejamento e desenvolvimento do projeto da disciplina Laboratório de Física:

Gerais do projeto
  1. O projeto é interessante?
  2. O projeto é multidisciplinar?
  3. O projeto pode ser alvo de uma monografia?
  4. O projeto agrada o professor da disciplina?
  5. O professor auxiliará o desenvolvimento do projeto?
  6. O projeto pode ser executado dentro do cronograma proposto?
  7. O projeto envolverá conhecimentos de elétrica e mecânica?

Aceitação do projeto
  1. O projeto pode ser considerado uma inovação?
  2. O projeto poderá ser aprimorado?
  3. O projeto terá interesse comercial?
  4. O projeto terá aceitação no público alvo proposto?
  5. Há projetos existentes sobre o tema?

Recursos para desenvolvimento do trabalho
  1. Compraremos materiais e ferramentas para uso no projeto?
  2. Utilizaremos materiais recicláveis no projeto?
  3. Quais materiais e ferramentas utilizaremos?
  4. Utilizaremos materiais e ferramentas do CEFET-MG?
  5. O acesso a internet será disponibilizado no laboratório de física?  

Relação com o curso de graduação
  1. O tema do projeto tem relação com o curso de graduação?
  2. Todos os membros do grupo já cursaram disciplinas sobre o tema do projeto?
  3. Há necessidade de uma pesquisa inicial sobre o tema?
  4. Há livros na biblioteca sobre o tema?
  5. O projeto trará benefícios para a engenharia civil?

Equipe
  1. Os membros do grupo trabalham em qual área?
  2. Os membros do grupo têm conhecimento especifico sobre o tema do projeto?
  3. Os membros do grupo têm conhecimento em iniciação científica?
  4. Fora das aulas, utilizaremos quais meios de comunicação?

Blog
  1. Criar e atualizar um blog serão problema?
  2. É necessário estar presente em todas as aulas?
  3. Com que freqüência postaremos no blog?
  4. Faremos uma apresentação da disciplina e membros do grupo no blog?

2 comentários:

  1. Bom trabalho! Agora, organizem as perguntas em blocos, por afinidade temática, e usem esses blocos como ponto de partida para definir as questões de investigação e as linhas de abordagem. Contem comigo!

    ResponderExcluir